
Desde o segundo semestre de 2014, um dos assuntos mais falados e pautados é a crise econômica que afeta o Brasil. Dia após dia, lemos notícias sobre os seus impactos na sociedade. Nas ruas vemos mais imóveis com placas de “Aluga-se” / “Passo o ponto”. O desemprego bate à porta, não podemos negar. Como devemos viver esse momento?
- Enxergue a crise como oportunidade:
A crise está aí. E a maneira como vivenciá-la só você pode definir. Em momentos de crise é possível que surjam novas oportunidades para seus negócios. O comportamento das pessoas muda, as necessidades são revisadas, mas a vida não para. Como sua empresa vai acompanhar essa movimentação econômica? Fique de olho no cenário e identifique as oportunidades que surgirão.
- Para sair da crise é preciso mudar:
Naturalmente, as pessoas se desesperam em momentos de crise. Mudanças são necessárias para renovar suas ideias, negócios e conceitos. Aqui estamos falando no âmbito corporativo. O cenário assusta, principalmente, as grandes empresas. Cada um sabe das suas dores. Porém, ao invés de focar no sofrimento, olhe para dentro de sua companhia. O que pode ser mudado? Quais processos podem passar por renovações? Esse momento é importante para os gestores olharem seus processos e, minuciosamente, suas áreas; conseguirem identificar as oportunidades de mudança e, assim, encontrar o momento de renovação. O que não pode acontecer é ficar parado, analisando números e relatórios sem adotar uma alternativa. Desapegue-se daquilo que não dá mais certo.
- Estratégia fora da caixa!
Na crise é preciso ser mais assertivo do que nunca. Não existe tempo nem dinheiro a perder. Na maioria das vezes, a verba está curta e a necessidade de conquistar o mercado é urgente. O que fazer? Ser criativo e estrategista. Pensar em coisas não óbvias, estudar o atual comportamento do consumidor, se antecipar às necessidades do cliente e desenhar uma nova estratégia. É fácil? Não, mas a crise só é atravessada por quem tem coragem e determinação.
- Escolha suas referências:
Escolha líderes e gestores que possam ser boas referências. De notícias tristes os jornais já estão cheios. Busque CEOs e influenciadores que falem sobre negócios, gestão e economia de forma mais inovadora. Precisamos de incentivo e de gente que ainda acredita que as coisas possam dar certo.
Alguns influenciadores: Flávio Augusto – do Geração de Valor, Romero Rodrigues – Fundador do Buscapé, Abílio Diniz – fundador do Pão de Açúcar, entre outros.
- Invista em tecnologia:
Quando falamos em crise e corte de custos, a palavra “investir” soa mal. Vamos com calma. Investir, sim. Mas em que? Aí que está o segredo. É necessário rever custos e processos. Muitas vezes, as empresas estão tendo gastos que poderiam ser reduzidos com a ajuda de softwares e aplicações inteligentes.
- Estude:
Não pare de estudar. Aprenda novas técnicas de gestão, marketing, vendas e inovações. Experimente mergulhar em áreas distintas do seu negócio e veja como é possível aplicar as inovações. Para isso, é preciso estar preparado e atualizado!
- Reinvente-se
Chegamos em um estágio em que reinventar-se é obrigatório. Quem não mudar, vai ficar no meio do caminho. Essa crise é a oportunidade para se reinventar como pessoa, funcionário, empreendedor e líder.