Cada vez mais somos bombardeados por diversos tipos de distrações. Hoje, uma das tarefas mais difíceis é conseguir manter o foco e aumentar a produtividade. O time da 021 é fascinado por tecnologia e adora compartilhar sugestões para facilitar o seu dia a dia – desde as tarefas mais simples até os projetos maiores!

Do que você mais precisa no momento? Manter o foco, organizar tarefas e suas leituras? Nós temos dicas imperdíveis para os mais diferentes objetivos. Veja só.
Para Manter o Foco:
- Strict Workflow – extensão para Google Chrome do “Método Pomodoro” (Strict Workflow)
O objetivo é ajudar o usuário a treinar o cérebro a focar em uma tarefa, evitando distrações.
Entenda a “Teoria Pomodoro de Trabalho”: é um método de gerenciamento de tempo desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo. A técnica foi nomeada após seu autor tê-la aplicado pela primeira vez utilizando um cronômetro em formato de tomate (“pomodoro” em italiano significa “tomate”). Assim, utiliza-se um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, com pausas de 3 a 5 minutos após a finalização de cada pomodoro.
Como usar a extensão: A ferramenta controla o tempo das tarefas, bloqueia sites na internet que possam vir a ser uma distração. O tempo estipulado para cada bloco de tarefas pode ser pré-configurado, assim como o dos intervalos.
Outra opção de “pomodoro virtual”: http://tomato-timer.com/
Usar fones de ouvido ajuda você a se focar nas tarefas e a se isolar do ambiente ao redor. O Spotify tem um acervo musical enorme e com todos os ritmos. Além disso, tem playlists temáticas e incríveis! Escolha uma música, coloque os fones nos ouvidos e mãos à obra!
Para Organizar tarefas:
Aposente os seus caderninhos de anotações!
Estamos cada vez mais envolvidos em projetos distintos – sejam eles pessoais, de trabalho, de estudo, sociais… O Evernote é um excelente aplicativo para organizar tarefas e anotações. No lugar de blocos escritos à mão, você poderá utilizar cadernos virtuais dentro do aplicativo. Para cada projeto, você poderá criar um caderno específico e ainda compartilhar as anotações com as pessoas envolvidas. O Evernote está disponível em três versões: aplicativo, extensão no navegador e desktop. Com ele, também é possível fazer um chat online e conversar com as pessoas da sua lista de contatos dentro da plataforma.
Uma excelente maneira de gerenciar suas listas!
Lista de compras, lista de filmes para assistir, lista das tarefas de casa, lista de contas a pagar, lista, lista… e lista! São anotações pequenas e rápidas e que sempre fazemos em um post-it, no verso de um papel de rascunho… O problema começa quando acumulamos pequenos papéis ou perdemos os nossos lembretes. O caos e o esquecimento se instauram.
Que tal passar a usar uma ferramenta especializada em listas? O ToDoIst é um aplicativo – e extensão de navegador também – que unifica todas as suas listas. Com ele você poderá também estabelecer prazos para a realização das tarefas, além de metas semanais. Se desejar, ele fará ainda uma análise de sua produtividade. Uma excelente ferramenta para uso pessoal e corporativo.
Ótimo para a vida pessoal e para gerenciar o trabalho em equipe!
O Trello é um organizador de projetos muito fácil de usar. Ele permite que, na mesma tela, você visualize todos os processos que já foram concluídos, que estão em andamento ou que ainda não foram iniciados. Quando algum item é atualizado, toda equipe envolvida no projeto recebe uma notificação. Assim, todos se mantêm informados sobre tudo o que acontece. O Trello também possui aplicativo e extensão para navegador e oferece uma excelente usabilidade a qualquer usuário.
Leitura na hora certa:
Viu um texto interessante na internet e quer salvar o link para ler com calma depois? Utilize o Pocket.
Você está trabalhando e, de repente, abre o navegador para fazer uma pesquisa sobre um determinado tema. Entra em um site. Mas, quando percebe, terminou a leitura de uma matéria sobre um assunto completamente diferente e, logo em seguida, já está engatando a leitura em outro texto interessantíssimo. E com isso, perdeu meia-hora….
Você entrou no Facebook. Viu o novo post do Buzzfeed. E depois clicou nas matérias relacionadas e perdeu 40 minutos com a leitura de mais de 5 listas maravilhosas e viciantes. A todo momento somos impactados com os mais diversos tipos de conteúdo. E diante dessa “avalanche” de informação, normalmente pensamos: “Não posso deixar de ler isso agora, caso contrário vou perder ou esquecer esse link…”.
Quando você estiver no caminho para casa, na fila do supermercado, na espera da consulta médica… você poderá colocar suas leituras salvas em dia – e o que é melhor: você poderá ler tudo o que salvou estar conectado à internet! O Pocket está disponível em 3 versões: aplicativo, site e extensão para Google Chrome!
Gostou das nossas dicas? Quais recursos tecnológicos você utiliza para organizar seu dia a dia e melhorar a produtividade? Compartilhe conosco!